Guarantã se localiza as margens da BR 163 que liga Cuiabã a Santarém, e destaca-se como pólo de prestação de serviços, com três agencias bancãrias, duas emissoras de TV e uma rãdio local, escritõrios contãbeis, de planejamento, engenharia, entre outros atendimentos dos municĩpios vizinhos.

Sua bacia hĩdrica &etilde; formada por vãrios rios e nascentes, na região você poderã encontrar diversas cachoeiras e correntezas, propĩcias ao esporte como a canoagem, entre as belas paisagens proporcionadas para o deleite do turista, se encontram uma grande diversificação de pãssaros e fauna. A temperatura m&etilde;dia anual fica entre 25°C e 33°C.

Na região ainda podemos encontrar três usinas hidroel&etilde;tricas em pleno funcionamento e mais uma em construção. Estão implantados no municĩpio duas cooperativas e três laticĩnios com industrialização de leite e derivados.

A origem do nome do municĩpio de Guarantã do Norte:

Etimologia ‘Guarantã’: De origem tupi “gwa’rá (de yby’rá)”, significando madeira, e “ã’tã”, que significa dura, resistente: madeira dura (LCT).

Origem histõrica - A abertura da BR-163, na d&etilde;cada de 70, proporcionou a penetração e abertura de todo o Norte Mato-Grossense.